Páginas

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Presença Online Local para Pequenos Negócios


Eu sou obrigado a assumir... sou um péssimo marido.
Pelo menos no quesito marido conserta tudo.

Realmente não tenho tempo, habilidade e paciência - não necessariamente nesse ordem - para consertos domésticos e manutenção da casa.

Por isso, apoio totalmente a contratação do marido de aluguel, jardineiro, piscineiro, eletricista, pintor, e qualquer outro profissional que resolva os problemas cotidianos de casa.

Eu ainda prefiro ficar com todas as outras funções de um bom marido...

Tudo bem, mas o que isso tem a ver com isso: Presença Online Local para Pequenos Negócios?

Absolutamente tudo! No momento que precisamos recorrer a esses profissionais que o serviço parece ficar ainda mais difícil. É um verdadeiro garimpo para conseguir encontrá-los, isso acontece porque esses pequenos negócios ainda não estão bem posicionados e a grande maioria nem estão presentes na internet.



Aqui o Marketing Digital Local cruza o caminho desses pequenos empresários e coloca a disposição várias oportunidades para atrair novos clientes, basta ser encontrado por eles exatamente quando surge a necessidade.

Claro que o comportamento de busca desse cliente está diretamente relacionado à sua localização porque se o cliente mora em Ribeirão Preto, com certeza, não irá procurar um marido de aluguel em Campinas. O máximo que pode acontecer é contratar um profissional, com boa reputação (falarei sobre reputação online futuramente), em uma cidade vizinha com no máximo 50 a 80km de distância. Fora algumas raríssimas excessões, essa é a regra.

Concluimos então que a presença online local para esses pequenos negócios não é mais uma questão de se diferenciar da concorrência e sim uma questão de vida ou morte, profissionalmente falando.

Existe hoje no Brasil uma centena de empresas que prestam esses serviços e oferecem o sistema de franquia para fortalecer a marca e expandir os negócios a nível nacional mas, de qualquer forma, a atuação e o cliente sempre será local.

Marketing Digital Local para Franquias é um assunto que abordaremos nos próximos posts.

Deixo aqui 3 dicas básicas para quem possui um negócio em que o seu público consumidor está no seu bairro ou cidade: Marque sua presença online local. Comece Já!

Dica 1
Faça o registro de domínio local do seu negócio. (ex: www.jardineironoguaruja.com.br, www.joaopintoremgoiania.com.br)

Dica 2
Crie uma página no Google Places com todas as informações sobre seu serviço, forma de contato, horário de atendimento, forma de pagamento, fotos e se possível convide seus clientes para falar sobre você em sua página.

Dica 3
Construa sua presença online local fazendo cadastros em sites locais relevantes. Isso dá trabalho mas o retorno a curto e médio prazo é muito positivo.

Dica Extra
LinkLocal é a primeira agência digital de internet marketing local do Brasil e oferece consultoria total para garantir sua presença online com planos a partir de R$ 99,00 mensais. Confira: www.linklocal.com.br

Boa sorte e bons negócios!

Nenhum comentário:

Postar um comentário